-fusão - meaning and definition. What is -fusão
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is -fusão - definition

TEMPERATURA A QUAL UMA SUBSTÂNCIA PASSA DO ESTADO SÓLIDO AO ESTADO LÍQUIDO
Temperatura de fusão; Ponto de Fusão

Fusão fracionada         
Fusão Fracionada
A fusão fracionada é um processo usado para separar sólidos cujos ponto de fusão são muito diferentes, é um processo físico de separação de sólidos. Para isso é preciso saber a que temperatura cada elemento que compõe o sólido vai se fundir, digamos que haja uma mistura sólida entre estanho e chumbo, sabendo-se que o estanho funde-se a 231°C e o chumbo, a 327°C, primeiramente se aquece o sólido até uma temperatura de 231°C, então o estanho vai se fundir e se separar do chumbo, esse processo é chamado de fusão fracionada e pode ser feito com um número maior de substâncias desde que essas possuam pontos de fusão bastante diferentes, porém este processo não separa misturas eutéticas,que são misturas homogênias cuja fusão ocorre à uma temperatura constante.
fusão         
Derretimento; Fusão por decompressão; Fusão por descompressão; Fusão (física)
sf (lat fusione)
1 Ato ou efeito de fundir1.
2 Derretimento de metais ou de outros sólidos pela ação do calor.
3 Fís e Metal Passagem de um corpo do estado sólido ao líquido.
4 Estado de derretido ou dissolvido pela ação do calor: Minério em fusão.
5 Associação.
6 Mistura.
7 Polít Aliança, coalizão: Fusão de partidos.
8 Dir Reunião de duas ou mais sociedades ou firmas coletivas, que se extinguem, formando nova entidade jurídica, sob razão ou denominação diferente, com a mesma ou diversa organização e fim.
9 Med Coerência ou adesão anormal de partes adjacentes.
10 Cin e Telev Início de uma cena que se sobrepõe imediatamente à que termina.
11 Estat Princípio usado no delineamento de planos fatoriais.
12 Fís União de núcleos atômicos, a uma temperatura muito alta, para formar núcleos mais pesados, que resulta na libertação de grandes quantidades de energia quando se unem certos elementos leves, como na combinação de núcleos de hidrogênio pesado para formar núcleos de hélio, que ocorre no Sol ou na bomba de hidrogênio.
13 Oftalm Coordenação das imagens separadas do mesmo objeto em um só, na visão binocular
F. de empresas: o mesmo que fusão, acepção 8.
Fusão         
Derretimento; Fusão por decompressão; Fusão por descompressão; Fusão (física)
f.
Acto ou effeito de fundir.
Mistura; alliança: fusão de dois partidos.
Associação.
(Lat. fusio)

Wikipedia

Ponto de fusão

O ponto de fusão designa a temperatura a qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Esta temperatura é a mesma quando a substância se solidifica, ou seja, passa do estado líquido para o estado sólido. É a temperatura na qual a substância sólida está em equilíbrio com a substância que dela se obtêm por fusão.

  • Para uma substância pura, os processos de fusão ou de solidificação ocorrem sempre a uma mesma temperatura, e esta se mantém constante durante todo o processo, ocorrendo o mesmo para os processos de vaporização e condensação. O gelo começa a derreter-se a zero graus Celsius, e ao término da fusão toda a água formada ainda encontra-se a zero grau Celsius, mesmo que considerável quantidade de energia tenha sido fornecida ao sistema na forma de calor a fim de induzir a transformação.

Diferente do verificado para substâncias puras, na grande maioria das misturas de duas ou mais substâncias as temperaturas de fusão e vaporização não se mantêm constantes ao longo da transformação, variando do início até o final da mudança de estado. Verificam-se nestes casos que há também segregação de componentes da mistura durante a mudança de fase, sendo este o princípio - como exemplo para o caso de vaporização - usado na separação de componentes via destilação, entre outros. Para o caso de fusão tem-se a solidificação de refrigerantes como exemplo. Nas primeiras fases da solidificação há a formação de gelo "de água", havendo notória segregação do xarope que integra o refrigerante - que permanece em forma líquida - contudo agora concentrada - no interior da garrafa. Para tais misturas, as mudanças de estado físico ocorrem em faixas ou intervalos de temperatura, a cada faixa associando-se a segregação de uma de suas componentes.

Para misturas sólidas conhecidas como misturas eutéticas, misturas de duas ou mais substâncias em proporções muito bem definidas e dependentes das substâncias envolvidas, verifica-se contudo que a temperatura de fusão é, a exemplo do verificado para substâncias puras, também constante durante todo o processo, e que a fusão ou solidificação se dão sem a segregação de componentes da mistura. A temperatura de fusão de misturas eutéticas é a menor possível se comparada as demais misturas estequiometricamente possíveis dos mesmos elementos. Como exemplo de mistura eutética (ou em proporções próximas a dela) tem-se a mistura de chumbo e estanho (proporção aproximada de 60% por 40%) formando a solda utilizada em circuitos eletrônicos.

Em vista dos eutéticos deve-se ter cuidado pois nem todo material que funde-se à temperatura constante é necessariamente um material puro, podendo este caracterizar em verdade uma mistura eutética.

Comportamento similar é observado para a evaporação-condensação de misturas, sendo as misturas que transformam de fase sem segregação e à temperatura constante denominadas misturas azeotrópicas. Uma mistura azeotrópica muito conhecida é o álcool líquido "96 graus" comercializado tradicionalmente em garrafas de plástico para uso doméstico. A mistura água e o álcool etílico, quando em proporção de 96% de álcool + 4% de água, formam uma mistura azeotrópica inseparável por destilação por se comportar como se substância pura o fosse. Impossível sua separação pelo método tradicional de destilação, este é comercializado em sua forma azeotrópica. A obtenção de álcool anidro, sem água, requer tecnologia diferente e mais específica, sendo por isto este geralmente também mais caro.